DADOS BIOGRÁFICOS



Escritora, poetisa, produtora, atriz e diretora. Sua carreira artística iniciou-se por acaso, em 1973 em sua terra natal, Belém do Pará, onde integrou-se ao grupo teatral GRUTA e dirigida por Salustiano Vilhena. Ainda nesse mesmo ano, após algumas apresentações,Iolanda viaja para o Rio de Janeiro, fazendo uma pausa , voltando a atuar só em 1986, na direção do ator, diretor e jornalista Durval Meirelles e ao seu lado atuou e dirigiu todos os seus espetáculos. Também com Durval Meirelles, ministrou cursos de iniciação teatral no Teatro Procópio Ferreira de 1990 a 1997, na cidade de Nova Iguaçu.
Em 1994, escreveu seu primeiro texto teatral: "A Nova Versão da História do Lobo Mau" com o qual venceu festival no Teatro Procópio Ferreira - Nova Iguaçu , ganhando todos os prêmios: melhor espetáculo, texto, direção, ator e atriz. Com esse espetáculo, ficou 16 anos em cartaz, fazendo Teatro Escola.
Mais tarde escreveu outros textos num total de 19 entre eles: “O Rapto Do Papai Noel”,“A Nova Versão da História do Lobo Mau”,”Big Bode Brasil Especial”, “Careta não, sem drogas sim”, “Realidade & Fantasia ( Turnê de 2 meses em Portugal – 2008 – Ovar, Moimenta da Beira, Santa Marta de Penaguião, São João da Pesqueira, Tarouca e Peso da Régua).

EXPERIÊNCIA EM TV E RADIO:
1- Participação em diversos comerciais (atriz) TV Sul – Fluminen-se, Canal 8 – Barra Mansa - 1988
2- Jurada ( Como atriz) Programa Alberto Brizola – TV Bandeiran-tes – RJ - 1991
3– Convidada (participação como poetisa) Programa Alberto Bri-zola Band - RJ- 1991
4- Participação no Sem Censura (entrevista como atriz), canal 2 – Belém Pará – 1991
5- TV Tauary Castanhal Pará - Entrevista como atriz – 1994
6- Programa Você é Show – Apresentadora – 1997 e Autêntica FM - Rádio Teatro - Programa Tropa do Céu comandado por Vi-cente Freire.
7 - Programa Oportunidades - Net canal 24 - Celeste Maria - " As Aventuras de Severina e Guta " de Iolanda Brazão - 2002
8 - Programa Actualidades - Rádio Santa Marta de Penaguião - Portugal -
Correspondente Especial do Brasil - Janeiro a Dezembro de 2007
Troféus Recebidos:
1990 - Troféu Fama - Atriz Revelação
1994 - "A Nova Versão da História do Lobo Mau"- Festival de Teatro:
Melhor Texto, melhor espetáculo, melhor direção, melhor ator e atriz.
1994 - " Alugam-se Vagas" melhor atriz
1998 - Festival de Esquetes – Queimados - "Quem vai Lavar a Louça"- 1º lugar - Melhor esquete
2005 - VI EncontrArte - Troféu Personalidade
2008 – Menção Honrosa – Projeto Fama
2008 - Certificado – Projeto Nossa Gente Em Vídeo – Prefeitura Municipal de Mesquita.
2009  fez duas participação especiais em dois curtas, A invasão de Carlos Castro e Ora Flogs de Thiago Atzvedo.
2010 se deu o lançamento de seu primeiro romance “ Duas Vidas e Um Destino.
2013 - Homenagem ao  Dia do Escritor, conferido pela Prefeitura de Mesquita.
2013 - Moção de  Congratulações da Câmara Municipal de Mesquita
2013 - Homenagem - Nossas Mulheres Nossas Artistas – Prefeitura Municipal de Belford Roxo
2014- Premio Baixada 2014 - Fórum Cultural Da Baixada Fluminense - Literatura ,Dramaturgia.
2017 – Medalha Brazilian Peace, Literature, Sustentability And Arts, pela Associação Internacional de Poetas.2017 – Associação Internacional de Poetas – Honra e mérito- Por promover   a integração e a cultura de paz2017 – Medalha Leituras Dramatizadas – Participação Especial2018- OMDDH- Comenda Internacional Diplomata Ruy Barbosa "O ÁGUIA DE HAIA"
2018- Embaixadora da Paz da OMDDH2018- OMDDH - Destaque Cultural 2017 – Pela formação Acadêmica e pelos relevantes serviços prestados a Família, a Sociedade, as Ciências, as Letras e Artes no contexto do Brasil.2018- Comenda Emília Amália – Merecimento - Trabalhos culturais.

Como escritora e atriz ativista pela arte, Iolanda Brazão faz parte da Academias de Letras e Artes: São João de Meriti , ainda é consul do Movimento Poetas Del Mundo por Mesquita, e da Governadoria da Associação Internacional de Poetas do Rio de Janeiro. Iolanda Brazão faz do palco e da poesia um espaço para divulgar o amor, a amizade, a vida e a paixão.